Facebook Twitter You Tube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Jurídico

  08/03/2019 

08 de março - Dia Internacional da Mulher

Há centenas de anos, data perdida nas brumas do tempo, que o poder dominante, usando o instrumental do direito, filosofia e religião tenta diminuir a importância do papel da mulher no desenvolvimento da sociedade. Entretanto, tudo isso começou a ruir quando em 1904, quinze mil mulheres, em passeada na cidade de Nova York, protestaram contra a opressão sofrida.

Como exemplo citamos :na filosofia temos Pitágoras comparando a mulher às trevas; no direito as leis de Sólon não lhe conferiam direito e na religião, principalmente no Levítico, ela é assemelhada a animais de carga! 

Dando prosseguimento ao movimento de 1904, 140 mulheres, operárias de uma empresa têxtil nos Estados Unidos, fizeram a primeira greve da história com a participação exclusivamente feminina. A represália se fez de maneira crudelíssima  e desumana: atearam fogo na fábrica onde todas pereceram.

Foi às custas de sofrimento, de protestos mundo a fora, que a sociedade teve de aceitar a força e a importância feminina na economia e reconhecer a grandeza do seu papel social. Por esse motivo, a Organização das Nações Unidas - ONU – com o objetivo de chamar a atenção, instituiu a data 08 de março com o “Dia Internacional da Mulher”.

Recentemente, em 2015, a ONU apresentava entre os requisitos para a “Desenvolvimento Sustentável” a necessidade do empoderamento da mulher.

Depois de tantas injustiças no correr dos anos, a Mulher conseguiu se impor e ser respeitada na sua plenitude e ser reconhecida como peça fundamental na sociedade.

No dia de hoje, aproveitando as comemorações do “Dia Internacional da Mulher” a ACEA parabeniza todas as associadas, reforçando nossa consideração e apreço.

Última atualização: 08/03/2019 às 12:05:12
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
Lei os termos de uso

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

CTB CNTS