Facebook Twitter You Tube RSS
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Jurídico

  18/04/2019 

P Á S C O A

Fernando Maia da Nóbrega

 

         A palavra Páscoa tem sua origem no hebraico, “Pessach ou Pesach”, passando ao grego como “Paska” e sendo traduzida no latim como “Pasce’’ todas elas com o significado, com o sentido, de Passagem.

            Para o povo hebreu a Páscoa é festejada para comemorar a libertação do jugo egípcio corrida no ano 1250 a.C. Tendo, porém, outro sentido: relembrar a passagem do Mar Vermelho.

            Na civilização mediterrânea antiga, realizava-se grande festividade na Páscoa para se brindar a passagem do inverno para a primavera.

            Vê-se, portanto, que em todas as civilizações o termo Páscoa tem um significado de passagem, de mudança. Entretanto, somente na cultura cristã possui sublime conotação religiosa.

A Páscoa cristã ´ composta por três dias.

 Na quinta-feira relembra-se a Santa Ceia, momento no qual Jesus Cristo reunido com seus doze apóstolos    faz sublimes revelações. Naquele instante Ele notícia que será traído por um deles e antecipa que antes do amanhecer Pedro o negará por três vezes. Logo em seguida reparte o pão e distribui o vinho. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo. Tomando o cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos; porque este é o meu sangue, o sangue da aliança, que é derramado por muitos para remissão de pecados.

            O segundo dia, sexta-feira Jesus é crucificado.

Finalmente, no último dia, no domingo de Páscoa Ele ressuscita dos mortos e se apresenta aos apóstolos.

            A Páscoa cristã portanto, é a base teológica da eucaristia, sendo assim importantíssima data para a igreja católica.

           É com esse sentido de fé, na crença da ressurreição, que desejo à família economiária dos aposentados vinculados a ACEA uma FELIZ PÁSCOA.

Afetuosos abraços do Fernando Maia da Nóbrega

Última atualização: 18/04/2019 às 14:55:11
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
Lei os termos de uso

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

CTB CNTS