Fortaleza foi escolhida para sediar os XIº Jogos da Fenacef em 2020, embora outras lindas cidades como Curitiba, Santos, Belo Horizonte e Manaus tenham sido cogitadas.
Para que isso acontecesse foi necessário mostrar à Fenacef as potencialidades de nossa cidade:
I- Em junho deste ano solicitamos ao Diretor de Comunicação e Marketing, Tadeu Fontenele, uma pesquisa sobre a rede hoteleira e sobre os locais, agremiações, entidades esportivas e educacionais que pudessem abrigar o evento, tanto em acomodações para os visitantes quanto aos espaços mais adequados para as competições inerentes aos Jogos.
II- Em setembro, uma comissão formada por Antonio Nunes, Paulo Cesar Jucá e eu contatamos com o “Visite o Ceará/Fortaleza Convention & Visitors Bureau”, órgão do governo estadual que facilita o desenvolvimento de eventos turísticos e convenções. Lá, em reunião com a Presidente Ivana Bezerra nos foi mostrada toda potencialidade da rede hoteleira para abrigar 1500 participantes.
III- Visitamos o Secretário de Esporte e Juventude do Estado que nos abriu as portas do Centro de Formação Olímpica (CFO) para o evento e, também, estivemos na Unifor e Centro de Eventos.
IV- Fomos ao Ginásio Paulo Sarasate, Estádio Presidente Vargas, Hotel Marinas e BNB, locais esses para um eventual Plano B.
A “Comissão Técnica” da FENACEF, que veio estudar a possibilidade do evento ser em Fortaleza, encontrou toda uma pesquisa de campo já realizada e, de logo, deu para se perceber, ficou admirada com a rede hoteleira unificada na Beira Mar, que facilitaria o deslocamento dos atletas, bem como, a grandeza estrutural esportiva aqui existente. Isso foi determinante para a “Loura desposada do Sol” fosse a escolhida para sediar os jogos.
Que venham os colegas! Haveremos de repetir as palavras do pai de Iracema, quando apresentado a Soares Moreno, o primeiro estrangeiro a pisar em nossa terra:
“Bem-vindo seja. O estrangeiro é senhor na taba de Araquém.”
|